Avaliação do Desempenho dos Fornecedores

Em conformidade com os requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2015, o nosso Sistema de Gestão da Qualidade possui uma metodologia para avaliar o desempenho dos nossos fornecedores, cujo objetivo é proporcionar a obtenção da melhoria continua nas relações de parceria relevantes para o negócio da MPD.

  • Para os fornecedores de Bens e Serviços/Subcontratação com nota de encomenda, esta avaliação é continua, e baseia-se na monitorização de cada fornecimento ou prestação de serviço, tendo em conta a capacidade para cumprir os seguintes parâmetros:
    • Qualidade
    • Quantidade
    • Prazo de entrega
    • Preço
  • Desta avaliação resulta um IDF– Índice de Desempenho do Fornecedor, calculado anualmente pela média de todos os fornecimentos ocorridos no ano.
  • Para os restantes fornecedores de Serviços (sem nota de encomenda, ou com contrato), a avaliação do seu desempenho é efetuada apenas anualmente, de acordo com a capacidade para cumprir com os seguintes parâmetros:
    • Cumprimento das relações contratuais
    • Relação Preço/Qualidade
    • Flexibilidade na resolução de problemas
    • Tratamento de Reclamações
  • Desta avaliação resulta um IDF– Índice de Desempenho do Fornecedor.

Conforme o valor IDF obtido, o fornecedor é classificado anualmente, de acordo com a seguinte escala:

Tipo de fornecedorIDFClassificaçãoAções a realizar
Fornecedor tipo A≥ 62,5%AprovadoContinuar com os fornecimentos
Fornecedor tipo B<62,5%Não satisfatórioPlano de ações (*)

 (*) Nestes casos, será comunicado o valor do IDF ao fornecedor, e solicitado um plano de ações com vista a proporcionar a sua subida para fornecedor do tipo A, caso contrário, o fornecedor poderá ficar condicionado, por decisão da Gerência.

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